Apple x Adobe – A batalha dos gigantes

Como muita gente já sabe, ou não, Steve Jobs (fundador da Apple) descartou o uso do Flash em seus dispositivos móveis iPhone, iPod e iPad.

Pra quem não sabe, o Flash é uma ferramenta da Adobe Systems onde você pode criar conteúdo multimídia web, jogos, aplicativos, em outras palavras, muitos vídeos e animações, banners animados, aqueles joguinhos de trocar a roupa da boneca que as menininhas adoram e muitas outras coisas que você encontra pela internet são feitas em Flash.

Se você quiser saber se um conteúdo é feito em Flash basta clicar com o direito em cima dele e se ele tiver algo do tipo “Sobre o Adobe Flash Player xx...” é porque ele foi feito em Flash, ou pelo menos usa alguma coisa.

Pois bem, a briga entre a Apple e a Adobe já vinha sendo travada há alguns meses quando Steve Jobs resolve atacar a Google e a Adobe numa reunião interna na empresa poucos dias depois do lançamento do iPad. Pessoas que participaram da reunião disseram a Revista Wired que Steve Jobs não teve papas na língua quando mencionou as duas empresas.

Segundo uma fonte, Jobs teria dito que o Google queria matar o iPhone, com os lançamentos do Android e Nexus One.



Jobs também teria dado uns tabefes na Adobe por não disponibilizar de uma versão compatível do Flash para os dispositivos iPhone e iPod.






Dias depois, Jobs afirmou em mais um de seus rounds contra a Adobe que a bateria do iPad não duraria uma hora e meia com o Flash habilitado. De acordo com a Apple a bateria do iPad dura cerca de 10 horas para navegação de internet sem fio (Wi-Fi), vídeos e músicas. Aproveitando a situação Jobs marcou uma reunião com representantes de jornais para falar sobre a importância do iPad e voltou a cutucar mais uma vez a Adobe.

Ele afirmou que o Flash é cheio de brechas de segurança e uma tecnologia antiga e sugeriu que eles migrassem para um novo padrão de vídeos, o H.264. E então a Apple veio com o grande soco no estômago da Adobe, quando Steve Jobs publicou uma carta aberta no site da Apple explicando o porque de sua posição quanto ao banimento do Flash dos dispositivos iPhone, iPod Touch e iPad, a carta está em inglês, mas você pode traduzir direto usando o navegador Google Chrome, clique aqui para ler.

Lee Brimelow, executivo da Adobe, atacou a Apple em seu blog onde em um artigo que escreveu no final ele diz “Go screw yourself Apple”, algo do tipo “Vá se ferrar Apple”. Lee Brimelow é como se fosse um cavaleiro defensor da plataforma Adobe, um especialista em promover as tecnologias da empresa. Em um artigo intitulado “Apple dá um tapa na cara dos desenvolvedores”, Lee afirma que a Apple não apenas atingiu a Adobe, mas várias empresas de desenvolvimento.




“A Apple fez um movimento assustador e irracional, a não ser se o objetivo da empresa é dominar os desenvolvedores de forma tirânica e usá-los como soldados contra a sua guerra contra a Adobe...”. Brimelow alerta que as opniões escritas não são da Adobe, mas sim pessoais.

E você? De que lado da força está?

Fontes:
http://macworldbrasil.uol.com.br/
http://www.apple.com/
http://blog.theflashblog.com/

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário