Momento Forrest Gump: O surgimento do Photoshop

1987, Califórnia, EUA.

Thomas Knoll, estudante de engenharia da computação, estava trabalhando em sua tese de doutorado quando lhe veio uma luz que disse "Que tal criar o Photoshop?", na verdade ele estava tentando criar um programa que simulava tons de cinza na tela do seu Mac Plus. O nome do programa era Display e manipulava somente as cores preto e branco na tela do computador.


Thomas Knoll e a incrível imagem do homem realista segurando um machado.

John Knoll, irmão de John, trabalhava (e ainda trabalha) na Industrial Light and Magic (empresa de George Lucas) como supervisor de efeitos visuais e estava pesquisando uma maneira de criar imagens computadorizadas para gerar efeitos visuais para filmes. John viu o tal programa do irmão e disse "Cara, isso tá show. Bota mais umas funções nele". Thomas então trancou a faculdade e mergulhou de cabeça no seu mais novo projeto.


John Knoll foi supervisor de efeitos especiais de vários filmes mega famosos, entre eles: Trilogia Piratas do Caribe, Nova trilogia Star Wars e Avatar.

A primeira versão do programa apareceu em 1988 e se chamava ImagePro. Thomas Knoll então procurou alguma empresa do Vale do Silício para ajudar a comercializar o produto. ImagePro então, fora rebatizado e passou a se chamar PhotoShop e foi comercializado inicialmente por uma empresa de scanners chamada Barneyscan. Logo depois os irmãos Knoll fecharam um acordo com a Adobe Systems.

Sem adquirir o Photoshop completamente, a Adobe pagava os royalties aos irmãos. O Photoshop passou por uma série de desenvolvimentos adicionais e em 10 de fevereiro de 1990 é lançado o primeiro Adobe Photoshop 1.0, para a plataforma Macintoch. O Photoshop adotou a extensão ".PSD" para o reconhecimento de camadas, efeitos e recursos extras.


Versão 1.0 do Adobe Photoshop

Rapidamente o Photoshop começou a fazer um enorme sucesso e algumas empresas tentaram concorrer com ele, como o Altamira Composer e o Macromedia Xres, mas não conseguiram vencer o gigante Photoshop. A versão para Windows surgiu apenas em novembro de 1992, Adobe Photoshop 2.5.

Assim surgiu nosso querido e maravilhoso Photoshop que hoje em dia é um grande sucesso e criou mitos (ou não) ao redor do seu uso por propagandas e revistas, sempre dizem que há uma "Photoshopada" quando a imagem de uma mulher perfeita aparece numa revista.

Clique na imagem para ver completa:



Desenho no Photoshop do designer Nico di Mattia, tá duvidando que é Photoshop? Clique neste vídeo e segure o queixo.

O vídeo abaixo é uma grande prova do mito de que as empresas "Photoshopam" suas modelos. Quem não viu, veja porque é bem bacana.



Fonte: Terra, Wikipedia.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário